Arquivo do blog

terça-feira, 28 de julho de 2015

O Pequeno Príncipe no Brasil!

Olá, pessoal!

 Antoine Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe, no Brasil?

Pois é! A história mais conhecida é a do Campeche, Florianópolis (SC), que por volta de 1920 e 1940 foi cenário da passagem do escritor e aviador por aqui. No local funcionava um campo de aviação - parada dos pilotos da companhia Aéropostale (Correio Francês). Inclusive foi em terras brasileiras que Saint-Exupéry ganhou o apelido de Zé Perri.

Atualmente, além de algumas ruas receberem os nomes de: Servidão Saint-Exupéry, Avenida Pequeno Príncipe e Servidão Aviação Francesa, estabelecimentos comerciais também fazem referência ao famoso livro. Os catarinenses construíram ainda um Memorial em homenagem ao aviador francês.

Placa Avenida
Memorial Antoine Saint-Exupéry
Nas cidades de Pelotas e Porto Alegre (RS) também há registros da passagem do escritor. Inclusive, num de seus livros - Voo  Noturno (1931) - encontra-se uma referência à cidade: 


"Havia brumas para os lados de Porto Alegre."

Pista de pouso em Pelotas (RS)

Outra história é a de Itaipava, Petrópolis (RJ). Marcel Reine, também aviador e proprietário de uma bela fazenda em Itaipava, costumava receber os amigos aviadores em dias de folga, inclusive Saint-Exupéry. No ano 2000, centenário de nascimento do escritor, foi construído um painel de azulejos para decorar uma fonte de pedras. Abaixo da figura do personagem O Pequeno Príncipe foi escrito um trecho do livro:

"o que torna belo o deserto é que ele esconde um poço nalgum lugar"

Azulejo com ilustração e trecho do livro

Numa outra placa está escrito:

"Homenagem ao escritor e aviador no centenário de seu nascimento, marcando sua passagem pelo Vale do Ribeirão, La Grande Vallée, nas décadas de 30 e 40, para orgulho das terras de Itaipava."

Fonte 

Um documentário brasileiro traz todos os detalhes da passagem do escritor por Santa Catarina, com fotos raras, depoimentos de familiares de Exupéry e de antigos moradores da ilha:



Mais informações você encontra no site da 
AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil 
Clique aqui!


Ou no livro: "Zé Perri - A passagem do Pequeno Príncipe pelo Brasil"



Confira o post que fiz sobre outros países que também construíram esculturas para homenagear nosso principezinho e o autor: Clique aqui!


Beijão, até a próxima!








Nenhum comentário:

Postar um comentário