Arquivo do blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O maior colecionador do mundo!

Olá, pessoal!
Quem é colecionador(a) sabe da paixão que temos pelos nossos artigos! 
Imaginem ter um coleção com mais de 3000 exemplares! 
Esse felizardo existe! Vem conhecê-lo!




Jean-Marc Probst é considerado o maior colecionador do Pequeno Príncipe do mundo. Formado em engenharia e residente em Lausanne (Suíça), Jean-Marc iniciou sua coleção em 1980. Atualmente, ele possui mais de 3.400 edições da obra O Pequeno Príncipe, sem contar os livros sobre o principezinho e outras centenas sobre o autor Antoine Saint-Exupéry.

Tudo começou quando ele leu o livro e gostou. A princípio teve interesse nas versões em alemão, francês e italiano. Certa vez, numa viagem ao Japão, ele se interessou pela versão japonesa e não parou mais de adquirir livros. Jean teve ajuda de amigos e familiares para arrecadar tantas versões diferenciadas. Muitas delas são raríssimas, como os exemplares originais de 1943, com assinatura do escritor. 

A coleção ganhou grandes proporções com a ajuda da internet, leilões e por causa de outros dois colecionadores: Jaume Arbones e Michael Patel.

Na página de Jean-Marc o visitante pode conferir outros artigos da coleção, como: CDs, LPs, DVDs, fitas de áudio e fita cassete, documentos, folhetos, cartazes, entre outros. 

Tecnicamente, essa maravilhosa coleção não pertence mais ao simpático suíço, pois Jean-Marc doou tudo para uma fundação chamada "Fondation Jean-Marc Probst Pour Le Petit Prince", cujo principal objetivo é  assegurar que as obras não se separarem.

Colecionador há 35 anos, Jean-Marc ainda está em busca de exemplares raros. Vocês podem ver quais são os exemplares no próprio site dele.






A coleção é realmente encantadora! 
Dedicar tanto tempo preservando a memória do autor e as edições mais variadas possíveis, entre documentos, áudios, folhetos, revistas etc é garantir que novas gerações tenham o privilégio de conhecer O Pequeno Príncipe a partir de sua gênese. 

Espero que vocês tenham se inspirado e gostado do post!

Beijão, até a próxima!






2 comentários: