Arquivo do blog

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Resenha: O amor do Pequeno Príncipe

Olá, pessoal!


Hoje a resenha é do livro:
"O amor do Pequeno Príncipe - Cartas a uma desconhecida"




Descrição:

Autor: Antoine Saint-Exupéry
Tradutora: Alcida Barbosa Brant
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Biografia/Diários/Memórias
Páginas: 32
Tamanho: 20,5 cm x 27,5cm
Ano: 2009

A primeira coisa importante a saber sobre essa edição é que não se trata da obra O Pequeno Príncipe. O livro traz uma coletânea de cartas amorosas de Saint-Exupéry escritas para uma oficial francesa que ele conheceu numa viagem de trem, quando fazia a travessia de Oran a Argel (capital da Argélia, África do Norte). 



Por meio dessas cartas é perceptível o elo entre o personagem Pequeno Príncipe e o autor. Alguns diálogos são feitos por meio do personagem (podendo ser identificados pelo uso de balões ao lado das figuras), e quando se trata da voz do escritor, é possível identificar ao final da carta a letra "A."

A cada reprodução dos originais em francês (que se encontram no Museu de Cartas e Manuscritos, França) há uma tradução em português.




A identidade da oficial não é revelada nas cartas (geralmente o escritor se refere a ela como "menininha"). No livro encontramos cartas curtas e outras longas, com aquarelas e outras apenas texto. 

Um dos diferenciais dessa edição é que ela foi confeccionada em papel offset 150g/m² amarelo (ao contrário do habitual branco que vemos na maioria dos livros). E a capa confeccionada em papel cartão 250g/m², o que oferece bastante firmeza ao manuseá-lo. Além disso, possui duas orelhas grandes (do tamanho das páginas).  As letras são grandes e a fonte escolhida é confortável para leitura.




A leitura é rápida, porém profunda. O autor se mostra apaixonado, por vezes triste e reflexivo pela falta de retorno da amada. É um livro muito bonito, de qualidade e delicadeza! Porém, creio que cause mais satisfação a quem já conhece o autor e principalmente quem é fã.


Por se tratar de um edição um pouco mais antiga não é tão fácil encontrá-la à venda, mas não é algo impossível de se conseguir.


Nota: APROVADÍSSIMO!!!




Se você gostou dessa resenha creio que vai gostar de ler estas também:

Versão luxo ou pocket?


Beijão, até a próxima!










2 comentários:

  1. Waaa ele é tão pequeno que eu entrei na Leitura e li todinho em alguns minutos xD
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade hahaha Nem parece livro, parece que estamos com algumas cartas nas mãos e lemos em poucos minutos. Mesmo assim eu adoro esse livro, são pistas de como era o escritor, qual era o relacionamento dele com O Pequeno Príncipe, como foi o último ano de vida dele nesse lugar. <3

      Excluir